28 março, 2024

QUINTA-FEIRA SANTA (Serviço é serviço e beijos são beijos... a propósito de trinta dinheiros)

(repescado de post há muito publicado)
 

Ao longo da nossa existência racional, que como sabemos é inferior à nossa idade biológica, sempre me interroguei sobre o porquê de uma traição ser apresentada sobre a forma e a expressão de um afecto. Judas beija Jesus, como sinal de que o traiu e de que traiu um colectivo. Nem mais, nem menos: um beijo. Nada de mais afectuoso.

Tivesse a história (e as escrituras) colocado o focos do odioso na transacção, nos trinta dinheiros e talvez o Mundo fosse diferente...
“Atrás de Judas estavam os que lhe deram dinheiro, para que Jesus fosse preso e atrás deste gesto estão os que fabricam e traficam armas, que querem o sangue e não a paz, querem a guerra e não a fraternidade”
“Aquele que comanda, para ser um bom chefe, esteja onde estiver, deve servir.”
Papa Francisco, durante durante outra quinta-feira santa

27 março, 2024

EM DIA MUNDIAL DO TEATRO FUI... FAZER AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO


Fui ao teatro, ver uma peça engraçada encenada por quem encenará a por mim escrita. O elenco não sei se será o mesmo mas este passou na minha avaliação do desempenho... e de quem falo? Procurem aqui, pois vale a pena conhecerem...
Se aplaudi? Claro, como não!?

26 março, 2024

ENQUANTO ELE SE SENTE ROGÉRIO, EU SINTO-ME CHARRAZ


"O mundo muda sempre quando os homens sonham com a liberdade" 

Com letra de José Fialho Gouveia e música de Rogério Charraz, que junta a sua voz às de Joana Alegre e João Afonso, esta canção conta a história de Francisco Sousa Mendes.
 
Neto do cônsul Aristides Sousa Mendes, fez parte da coluna de Salgueiro Maia que partiu de Santarém para libertar o país do jugo de um regime que o seu avô afrontara trinta anos antes.

25 março, 2024

E É ENTÃO QUE A INOCÊNCIA É SALVA PELO ANJO DE DEUS


"O primeiro espetáculo do Cirque Du Soleil, depois da recuperação financeira. Quase faliram por culpa da pandemia. Vejam a Dança do Pecado Original assim que a Eva e Adão comem a maçã do pecado, dada pela  serpente, o mal é despertado. No final a Inocência é salva pelo  Anjo de Deus. Um verdadeiro  espetáculo"

Esta a mensagem que Domingos Lobo me enviou a acompanhar este extraordinário video.