21 março, 2010

Propostas pª melhorar a capacidade educativa - 3

5ª - Proposta - Sacralizar a escola (complemento da proposta nº 2 relativa a valores)


Identifico esta 5ª proposta com o editorial de hoje do DN. Com essa inspiração, verto para aqui o essencial da proposta da FENPROF e a parte II do video "Um dia na prisão", começo por aqui:

"Um dia na prisão - parte II"- Relembro que o video descreve o que passou um grupo de jovens de uma escola problemática. Este projecto envolveu um número significativo de escolas, respectivos professores e psicólogos em parceria com Estabelecimentos Prisionais (se quiser aprofundar este projecto pode ver aqui)- É particularmente oportuno referir que, se estas "visitas de estudo" se repetirem num contexto de maior autoridade da escola, os resultados serão mais relevantes indo além da sensibilização aos valores da liberdade...
Proposta da FENPROF - a imprensa difunde com detalhes desiguais, conforme a sua orientação editorial, esta proposta. Escolho o DN e omito o Expresso (cá por coisas). Do DN destaco:
"Fenprof quer que docentes possam actuar detendo alunos agressivos até à chegada das autoridades, dentro e fora da escola - Os professores pedem para ser reconhecidos como autoridade pública, num estatuto semelhante ao das forças de segurança. Com a proposta ontem anunciada, a Fenprof pretende que os docentes possam actuar mais rapidamente em casos de violência na escola ou nas imediações.(...) O estatuto permitiria aos professores, por exemplo, reter o aluno até à chegada da polícia.(...) Os professores querem, à semelhança do que acontece em algumas regiões de Espanha, poder "exercer uma suspensão imediata do aluno em todas as situações que se justifiquem". Ou "poderem fazer uma participação de violência em qualquer espaço, dentro ou fora da sala de aula ou até fora da escola"(...)
A Fenprof apresentou ainda outras medidas de combate à violência e à indisciplina em meio escolar. Entre elas a constituição de equipas multidisciplinares de apoio aos alunos, a formação de professores em gestão de conflitos e a diminuição do número de alunos por turma
."
Sublinho, a bold, passagens que relacciono com outras propostas apresentadas nos posts anteriores. A regionalização do ensino (no primeiro caso) que evidencia o facto de algumas medidas se justificarem por força de contextos sócio económicos diferenciados, foi apresentada na 1ª proposta. A constituição de equipas multidisciplinares (no segundo caso), foi apresentada na 3ª proposta que aponta para a constituição dos Gabinetes Pedagógicos de Integração Escolar (GPIE).
CONCLUSÃO/AVISO A QUEM PASSA A CORRER (e que só lê "as gordas")
Gastei um tempo do caraças a dar a minha visão do que são as causas da nossa incapacidade educativa (6 posts) e apresentei 5 propostas para a melhoria da educação (3 posts). Se não me lerem, estão a dar forte contributo para que tudo fique na mesma.
Assino, na condição de avô que nunca foi professor

Sem comentários:

Enviar um comentário