18 julho, 2011

Em 1970, em Lisboa, mal se conhecia fruta... da boa


"Disse-me, como antes tinha dito, os nomes dos frutos: “Esta tem papaia, aquela abacate, aquelas qui tu tá vendo nu ali, tem muntas manga”. “E a que dá o mamão?”, perguntei por me faltar ver essa, enquanto os odores se misturavam com o cheiro da terra “Essa tá mais nu longe. Custa mais dinheiro”, disse o Meia-Cuca com ar quase severo e que entendi ser seu sinal de não estar para ir mais longe do que tínhamos ido. “É igual a esta que tu ver aqui” e apontou-me a da papaia."

(leia aqui, quando conheci o que hoje é banal ver)

12 comentários:

  1. Tenho que ir lá ler por ordem, que fiquei com vontade, mas nunca tenho grande tempo... mas gostei. :)Na minha casa, esses frutos só se cheiram ao longe...

    ResponderEliminar
  2. O charme saboroso das frutas...
    Um grande bj querido amigo

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me bem da primeira vez que vi e comi esta fruta boa e diferente.
    Pera abacate e manga, decorria o ano de 1978 e viera na bagagem de um familiar que regressava de Moçambique.

    ResponderEliminar
  4. Sabe que por momentos me senti a negrita que lhe vendeu a fruta madurinha? Mas au saber que quer era surda, acordei do sonho a que por momentos me transportou.

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Já lá fui provar toda esta fruta...que desconhecia, ou não fosse eu alfacinha ;)


    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Das enunciadas só gosto de manga e compro poucas vezes!

    ResponderEliminar
  7. Agora ia bem uma manga.Mas das amarelas, que gosto mais do que das verdes.

    ResponderEliminar
  8. Discordo! E as laranjas sumarentas? E as tangeridas perfumadas? E as maçãs reinetas? E os pêros bravo-mofo? E as pêras docinhas? E os deliciosos morangos de Sintra?
    E as uvas brancas moscatel?

    Chega?...

    Beijinhos frutados...

    ResponderEliminar
  9. Nada melhor agora (e a qq hora) do que comer uma fruta fresquinha. Meu grande sonho sempre foi viver numa propriedade suficientemente grande para que tivesse lá um pomar onde, com certeza, eu passaria muitas horas do meu dia.
    Cá no Brasil, eu adoro ouvir o sotaque do povo do interior, o sotaque "caipira". Eles não se preocupam com as regras gramaticais, mas conhecem bem as lições da natureza.
    Beijokas, meu caríssimo Rogério.

    ResponderEliminar
  10. Estive a pôr a leitura em dia, quanto à fruta da boa... só espero que ainda me vá dando para uns peritos e umas laranjitas... qualquer dia só há peras mas... das chamadas 3,5%

    Bjos

    ResponderEliminar