01 setembro, 2011

Caminhos cruzados...

As linhas traçadas cruzam-se, sem se tocar, com as que vinham a ser seguidas e apontam para um rumo que se diz ser inevitável. Promete-se, com a correcção da trajectória, vida mais alta e adequada, sem se dizer se mais justa ou mais feliz. Em baixo, o povo dorme. Apenas a estreitos momentos se lhe apontam os sofrimentos. Pode haver aproximação de caminhos? Pode haver diálogo e cedências parte a parte? Não, pois são tão divergentes nos sentidos, desiguais os objectivos e diferentes os que ganham por serem percorridos.
Que fará o povo adormecido quando acordar? Que fará quando perceber que o caminho iluminado na imagem não é mais que uma enganosa  miragem?
Mas o outro que se vinha seguindo não iria acabar mal? Não se sabe, mal se tinha iniciado e já estava a ser desviado, iluminando-se o outro. Uma coisa é sabida: o caminho interrompido foi iniciado pelo povo. O outro. o que agora se está seguindo, poucos se lembram como, quando e por quem foi iniciado. Talvez ao longo do tempo, sem que seu inicio fosse notado. Os que isso têm presente continuaram a lutar... e mantêm a esperança de que os caminhos que Abril abriu se cumpram..
(Imagem retirada daqui)

AVISO: O texto, quase todo ele em sentido figurado, não é um ensaio para regresso a tempos idos onde a mensagem tinha de ser cifrada. Foi mera opção do autor. Desculpem-no por favor

15 comentários:

  1. Olá Rogério
    As vezes e povo demora a acordar, mas um dia acaba acordando, e quando isso acontecer ele retomará o seu caminho original e traçado por ele mesmo.
    Abração

    ResponderEliminar
  2. O texto está de facto muito bom mas... haverá mesmo esperança????

    ResponderEliminar
  3. Oie meu querido mais que querido.

    O Povo sempre acorda em alguma hora, pelo menos é isso que vemos por aí, só ficamos na esperança, que os estragos feitos, não tenham sido de tudo mal, porque nada acontece por acaso neh, e tudo sempre tem a sua razão de ser.
    Então bora as nossas esperanças de dias, meses, e anos melhores.

    meu carinho assim imenso pra vc.
    Te adorooooo

    ResponderEliminar
  4. Caro Rogério
    Ainda me lembro da primeira vez que alguem brindou um post meu com o epíteto de "enxuto" hoje devolvo-lhe o epíteto. Este texto está clarinho (nem sequer precisa de uma 2ª leitura).
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. A pergunta que me poncho e , sera que o poco quer acordar, ou prefere a ignorancia do sono?

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  6. Há quantos anos foi esse Abril?!
    Só outro Abril porá ordem nesse caos... e mesmo assim tenho as minhas dúvidas.

    ResponderEliminar
  7. O problema desta Orquestra, não é uma questão de afinação, é não saber Música.
    Esticar a corda? Ainda mais? Quero ver quando ela rebentar…

    ResponderEliminar
  8. Claro,não comportando qualquer tipo de tradução. Mensagem passada, mensagem entendida.
    Um grande bj querido amigo

    ResponderEliminar
  9. Caro Rogério
    Jamais haverá um outro Abril assim.
    Não existem mais homens com convicção, capazes de lutarem de corpo e alma por simplesmente para obter a liberdade, hoje existe sim muitos carreiristas, interesses, é um circulo vicioso.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Não há lugar a pedido de desculpa. O caminho é mesmo difícil...

    ResponderEliminar
  11. É essa a impressão que fica, como tão bem descreve.
    Vamos num caminho de regresso...

    Bj

    ResponderEliminar
  12. Vamos num caminho de regresso sem dúvida, teremos a capacidade de permeá-lo com vontades genuinas, de humanidades feito ou trilharemos o sinuoso percurso ao local que se odeia.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Estás desculpadíssimo: caminhos cruzados...e o povo dorme...e o caminho que ele começou...logo foi desviado! Cumprir Abril? Seráainda possível? Com todos quantos querem enbanar o povo crédulo?Adormecido...num torpor de entendimento? Será que ainda há forças para renovar Abril? Notei que é do Signo "peixes", tal como eu. E sei o que é, por isso, ter a sensilbilidade à flor-da-pele; sei o que é lutar por ideais...uma ssuta, por vezes solitária, incompreendida! Mas creio, sim...que virá o dia em que os "caminhos de Abril" se irão cumprir, sim!
    Um abraço forte, meu caro
    BShell

    ResponderEliminar
  14. Sabe, Rogério, tem dias em que acordo, olho as "linhas cruzadas" à minha frente, e penso: Mel, achas mesmo que houve Abril? ... e, de dentro, a pragmática, responde - olha lá "toina" tu acordaste MESMO, ou ainda estás a dormir???
    ...
    O/a? "Folha Seca" é que disse bem: clarinho como água este texto. mas eu fiz 2ª leitura, ainda assim. gosto de ler quem acredita no Abril da vida, SEMPRE! Obrigada
    Mel

    ResponderEliminar
  15. O desejo faz com este caminho me leve até o meu sonho alado...


    Olá, Meu nome é Adriana, é um prazer conhecer seu blog; sou poeta, escritora, e Gostaria de lhe convidar a conhecer o meu espaço; todo mês você terá uma chance de ganhar livros sorteados entre os seguidores do meu blog. Esta é uma iniciativa privada para incentivar os novos autores que são considerados anônimos no mercado literário; para participar, siga o blog e deixe um comentário -"quero participar da promoção dos novos autores!" Nossos grandes incentivadores são vocês!
    Um abraço e parabéns pelo texto e pelo blog!
    Adriana

    ResponderEliminar