25 dezembro, 2011

Homilias dominicais (citando Saramago) - 63

------------------------------Imagem da net
HOMILIA DE HOJE 
Não haveria nada mais fácil no mundo das histórias que escrever um conto de Natal com Menino Jesus ou sem ele, se não fosse dar-se o caso de que uma criança que nasce está sempre nascendo. O nosso grande erro, esquecidos como em geral andamos das infâncias que vivemos, foi pensar que as crianças nascem uma única vez e que depois de nascidas se limitam a ficar à espera de que o tempo passe e as transforme em adultos, os quais, como deveríamos saber, constituem uma espécie diferente de seres humanos. A criança começa por nascer uma vez, que é a de vir ao mundo, e depois continua a nascer para compreendê-lo: não tem outro remédio nem há outra maneira. Como se verá pelas duas breves histórias que se seguem, ambas autênticas, ambas verdadeiras.
A terra, àquela hora, cobria-se de uma noite tão escura que parecia impossível que dela pudesse nascer o Sol. Não tem chovido, as tempestades andam por longe, o rio descansa da sua primeira cheia de Inverno, os charcos são de mercúrio. O ar está frio, parado, e estala quando respiramos, como se nele se suspendesse uma ténue rede de cristais de gelo. Há uma casa e luz lá dentro. E gente: a Família... (continuar a ler aqui) 
Um conto de Natal de José Saramago - História de um muro branco e de uma neve preta

12 comentários:

  1. Que excelente escolha, Rogério! Obrigado!... e... Feliz Natal :))

    ResponderEliminar
  2. Sinto que neste Natal o Menino do Muro Branco e a Menina da Neve Negra renasceram no brilho das estrelas mais uma vez dentre outras tantas que ainda virão. Um grande bj

    ResponderEliminar
  3. Saramago e o Rogério sempre a emocionar-nos! Necessitamos renascer muitas vezes ao longo da vida, para atingir a compreensão deste mundo e mesmo assim creio que nunca o conseguiremos.

    Falando do seu livro. Como é óbvio eu quero adquiri-lo, autografado, mas nunca comprei nada pela internet e não vai ser desta vez que o vou fazer.
    O que eu lhe sugiro é que me dê o seu NIB e após efectuada a transferência bancária, incuindo os portes, o Rogério envia-me o livro. Está bem assim?
    Se estiver bem para si, deixe-me p/f o seu E-mail.

    Um beijo

    Janita

    ResponderEliminar
  4. Lindo conto de Natal que não conhecia!
    Obrigada!

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  5. «Ah, quantas vezes ainda teremos de dizer que é preciso muito cuidado com as crianças!» É bem verdade! Como é que o J. Saramago sabia tão bem estas coisas?

    Boa escolha, amigo Rogerito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de Saramago. Comovo-me sempre com esta escrita tão dele.
    E de facto há dias em que a neve, a terra, o mar, é completamente negro...

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Um conto de uma beleza humana ímpar.

    Obrigada pela sua presença constante. Mas, de facto, o Rogério não é aquela flor que diz ser. É uma um pouco mais à esquerda da que referiu. Por isso é tão especial.

    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Oxalá se tenham encontrado e cicatrizado todas as feridas, amigo Rogério.

    Todos os dias nascem crianças especiais, todas elas em nada diferentes umas das outras. Basta amá-las sempre, todos os dias e só assim seria natal.

    Obrigada.

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Será natal.

    Desculpa.

    Mais um

    ResponderEliminar