08 agosto, 2012

Depois da sua entrada (Julho passado) no Mercosul, a Venezuela vê seu presidente sair com imagem reforçada e deitadas por terra todas as campanhas que o pretendiam descredibilizar, ridicularizando-o e omitindo-lhe a obra...


... depois disso, Hugo Chaves recebe apoio explícito e presencial
do grande actor norte-americano Sean Penn
Eu aplaudo, bem como tudo que é aqui dito, e repito:
"...já me mete algum nojo, são os milhares de artistas que andam por aí, borrados de medo, tentando agradar a todos, fazendo tudo o que é humanamente possível para que não se perceba que têm qualquer preferência partidária, ou, sequer, uma ideologia... insistindo na tecla já esfarrapada de que a arte não tem nada que ver com política... argumento tão manhoso e falso hoje, como no tempo das gravuras rupestres"
Samuel/Cantigueiro

7 comentários:

  1. Eu vi e apreciei o gesto. Independentemente da ideologia de cada um esta coragem é bonita.O Samuel tem razão, pois sempre foi a arte que marcou a diferença nas grandes crises e que nesta não se está a afirmar de forma muito evidente e generalizada.

    A arte ao poder.

    Beijos
    Branca

    ResponderEliminar
  2. Não chego a me surpreender com Sean Penn.
    Mas que não durma a America Latina, pois há pouco foi o golpe no Paraguai, justamente no intuito de desestabilizar - golpe este, alimentado pelo norte - sutilmente.
    E sinto muito pela ingenuidade ou pela arrogância de países aqui que não querem fazer parte do Mercosul, o que seria um fator de mais autonomia diante do monstro do norte. Que pode mudar de cara mas não muda a ilusão de ser o paladino da liberdade - os pensantes de lá já não acreditam, os fatos históricos desmentem esse blefe.
    E viva Darcy Ribeiro, Eduardo Galeano e os que tentaram e tentam....
    B.

    ResponderEliminar
  3. Olá Rogério,

    Também aplaudo com vivacidade embora esteja sentada... tanto a Sean Penn, como a Samuel e ao Rogério!

    Antes de aqui passar ontem, estive a ler este esclarecimento de um diplomata brasileiro... e aplaudi mesmo!! Acabei dando um grito de alegria dizendo:- saiu-lhes o tiro pela culatra! - (ao império, claro). :)

    p.s. Ainda bem que gostou do Bioterra do João, um nortenho convicto de que a Felicidade dos Homens é primordial e que adorei conhecer pessoalmente, numa manif anti OGM.

    Cada vez gosto mais de o ler, Rogério e sentir a forma como desperta as pessoas para o que é realmente importante no mundo. Temos de unir forças... por muito insignificantes que sejamos, somos humanos!

    Nem imagina o sorriso que dei depois de ter lido a sua história com o rafeiro! :) Ainda há quem olhe nos olhos e se compreenda mutuamente até ao âmago do seu ser.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Antes, perfilados de medo agora borram-se.

    ResponderEliminar
  5. Caro Rogério
    No fundamental estou de acordo com a ideia.
    Quanto ao Samuel de que sou seguidor e o seu Blog está na minha lista do preferidos, creio que se referia mais ao mundo da canção. Aí parece-me (pelo menos nos que oiço) cada vez vez haver mais canções a que não se "podem" chamar de intervenção mas levantam muito dos problemas dos nossos tempos.
    Há cada vez mais gente sem partido, mas a tomar partido.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  6. Do que eu gostei, mesmo, foi do discurso do Presidente do Uruguai e quanto aos que não sabem fazer mais nada do que lamber botas, bem estaríamos... se fossem só os artistas... e dá uma tristeza... em vez de gente, haver tantas "cápsulas vazias"...

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Obviamente que também subscrevo e aproveito para relembrar que, segundo o PNUD, a Venezuela foium dos países onde as desigualdades mais diminuíram na última década.

    ResponderEliminar