26 janeiro, 2013

Caros professores, minhas senhoras e meus senhores, não venho falar de porcos, mas...de porcarias e das suas muito prováveis consequências... delas....

Garanto que falaria da manifestação se outros o não fizessem melhor que eu.
Nem venho falar de porcos... escolho falar de porcarias...


... e das (mais que prováveis) consequências....O que aqui se apresenta tem muito que se diga (e é coisa antiga) mas como sempre faço, ligo causa e consequência. Aqui está, com sua licença:


15 comentários:

  1. Amigo Rogério, eu digo-lhe que a nossa dignidade, tal como a esperança, é a última coisa a perder!
    Neste caso parece-me que a dignidade, já não existe.
    E quem são os culpados?
    Não me parece que sejam os professores: esses só querem é trabalhar, nem que tenham 500 alunos!(?)
    Estou aqui a rilhar os dentes! Mesmo!
    Beijinhos e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar

  2. Não comento... E ainda se riem da própria ignorância!

    Dá-me vontade de chorar!

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  3. Pronto!... Já somos como os americanos.



    Lídia

    ResponderEliminar
  4. Mas quem é que ainda se lembra do famoso GPS?
    Mais alguém falou deste "grupo"?
    A comunicação social encarrega-se de criar manobras de diversão de forma a fazer esquecer casos escandalosos!

    ResponderEliminar
  5. Amigo Rogério
    li, vi e ouvi, fico em silêncio, deixo o meu beijinho e uma flor.

    ResponderEliminar
  6. É isto que o governo quer promover! E denuncia-se e fica tudo na mesma. Não dá para entender!

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. bolas há gente com 500 alunos?

    deve ser no colégio modernaço...

    na faculdade de direito passaram para 400 e tal

    a dignidade da tal que queria ajudar os mais novos

    devia ter começado há 30 anos atrás

    somos...salvoseja sois 130 mil desde a gave aos mega-agrups

    e há 30 mil de contratados

    bem peor que em 1981 quando acabou o propedeuta e começou o 12º

    ResponderEliminar
  8. a única coisa que me cabe escrever é que
    cá é pior.
    _ será uma ponte invisível e etérica e onde a fonte ? ninguém sabe ou todos sabemos.
    1 abraço deste lado do Atlântico.
    Barbara

    ResponderEliminar
  9. ...e os coitados dos porcos que nada tinham a ver com nada do que se passou...nem o passeio aproveitaram....

    Que falta cometeram agora...?

    A culpa foi do pneu rebentado
    Vinha da fabrica do Nuno Crato.

    ResponderEliminar
  10. A caixinha de comentários não está a gostar de mim, hoje... mas tive pena dos pobres porcos que não escaparam à instrumentalização...

    Quanto aos gaiatos, hesito entre chorar e rir a bandeiras despregadas... mas não resisto e desmancho-me toda em gargalhadas quando descubro que alguém imagina ter sido o Leonardo di Caprio a pintar a Mona Lisa. Pronto. Não consigo evitar...


    Abraço grande!

    ResponderEliminar
  11. Chamar-lhes porcos é ofender os suínos.

    ResponderEliminar
  12. Recebi, por mail, um comentário (recebo vários...) que resolvi partilhar aqui. Dizia assim:

    Amigo Rogério!
    Não comento no seu blogue pelas razões que já sabe. A perspectiva que temos das coisas é muito diferente se somos ou fomos professores, se somos espectadores, se pensamos mais ou menos...
    Eu nunca ligaria o primeiro vídeo ao segundo. Não encontro correspondência, a não ser que o Rogério saiba que aqueles universitários tenham saído dos colégios GPS!
    De qualquer forma, esse vídeo já foi contestado por alguns dos entrevistados, porque o que foi publicado é uma montagem das gafes de alguns. Como deve saber, respostas na ponta da língua, em público e à frente de uma câmara, acho que ninguém tem a 100%. Tudo o que vemos nesse vídeo é manipulação!
    Os universitários sabem pouco? Talvez! Têm falta de cultura geral? Talvez! Falta-lhes o referencial básico? Talvez?
    Só que a resposta não é culpar A, B ou C, até porque é uma resposta complexa e não linear.
    Eu vejo muita mais ignorância na maioria dos comentários aos posts nos blogues, e, supostamente são feitos por adultos!
    Eu entendo, agora que o conheço um pouco melhor, estas suas postagens, como provocações. Estou certa?
    Pronto Rogério, bom domingo e um abraço

    A minha resposta:

    Olá ****, bom dia!

    Que pena este seu comentário não estar no sítio certo. Tenho pena, pois é sobre a exposição de diferentes perspectivas que, quem lê, vai reflectindo na realidade e toma consciência da complexidade que ela assume. Tem razão em vários pontos e sobretudo sobre os objectivos (em geral) dos meus posts: são provocatórios, pretendem causar o desassossego, pretendem beliscar e fazer pensar...

    Quanto a haver ou não relação com os vídeos, eu acho que há, mas ela não é directa. O primeiro video retrata, mais que uma situação concreta, a pressão a que está sujeita a escola (global) num processo de deslocalização de alunos da escola pública para o sector privado com o objectivo claro de reduzir a despesa do Estado. E não tenho dúvidas que o segundo video (mesmo com as chamadas de atenção que fez) retrata o que são "omeletes feitas com poucos ovos"... Aqueles universitários são o resultado de um ensino sujeito às referidas pressões e à desestabilização que reina por todo o lado. Claro que não só... basta ver um qualquer programa de televisão que se dirija (ou desperte interesse) aos adolescentes... basta referir que na noite da passagem do ano, DOIS MILHÕES E TREZENTOS MIL televisores sintonizavam a final da "Casa dos segredos"... A questão da "cultura vs conhecimento" é uma questão complexa e não pode ser abordada por uma só ponta, quando tem tantas... mas temos de ir falando sobre estas coisas...

    Um beijo e obrigado pelo seu comentário

    Bom Domingo

    ResponderEliminar
  13. A comunicação social empolga as porcarias e não divulga as qualidades de tantos alunos e professores.
    Lamentável!

    beijinho

    ResponderEliminar
  14. Já conhecia a reportagem. Como diz a Laura em cima, é triste.

    Mas que dizer. Os porcos comeram as pérolas todas.

    Abraço

    ResponderEliminar