22 janeiro, 2013

Ferreira Fernandes pegou na minha metáfora mas nada escreveu sobre "abelhespas"......

- Ferreira Fernandes, internacionalizou-te a metáfora depois de te ler. Escreveu que para a Europa não há vespas más...
- Não acredito que ele o tenha escrito...
- Escreveu, escreveu, e acho que até espreitou o teu video, e falou na voracidade consentida... e com a mordacidade que lhe é conhecida, titulou a sua crónica assim "Não há vespas más"...
- E não disse mais nada? Não falou nos enganos dos eleitores que votam nas vespas que se fazem passar por abelhas?
- Não, disso ele não falou! O que ele descreveu foi a técnica dos japões em defender as colmeias do ataque das vespas... e da displicência dos cientistas franceses...
- Tens a certeza que o Ferreira Fernandes não escreveu mesmo nada?, nem sequer coisa insinuada?
- Nada, internacionalizou-te a metáfora e com algum sentido! Acho até que lhe devias estar agradecido...
- Agradecido?, se ao menos ele denunciasse a metamorfose que por aí tem andado e que agora requer ainda maior cuidado... 
- Metamorfose? Estás a falar de quê?
- Das "abelhespas", abelhas que deixaram de o ser sem que sejam vespas. Falam como se fossem abelhas mas procedem como as vespas!
- E são vorazes?
- Sim, também, mas disfarçam bem... 
- Ah!

11 comentários:

  1. Pois! O Ferreira Fernandes fala, fala, mas não pica...

    ResponderEliminar
  2. Rogério,
    O seu texto é pungente. Parabéns!
    O seu comentário na minha janela fez-me arrepiar pela profundidade que atordoa.
    Graças! :)

    ResponderEliminar
  3. Abelhespas ou vespelhas... dispensamo-las bem. Não é verdade????
    ;))

    ResponderEliminar
  4. Numa coisa há alguma virtude....a internacionalização da metáfora:)

    Temos que importar as japonesas.

    Abraço

    ResponderEliminar

  5. Bela metáfora - a da metamorfose!

    Algo me diz que esta, Ferreira Fernandes não roubará.

    :)

    ResponderEliminar
  6. Estou com a Lídia... também me parece que esta metáfora já não será roubada...

    Quanto aos "abelhespas"... fazem um estrago danado, fazem...


    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Há um provérbio chinês que reza assim:

    As abelhas e as vespas sugam as mesmas flores, mas não sabem encontrar nelas o mesmo mel.

    beijinho

    ResponderEliminar
  8. "abelhespas" é uma boa metamorfose - abelhas sem mel, e vespas sem ferrão...

    mas "dão-se ares", sem dúvida!

    excelente "toque de bola"...

    abraço

    ResponderEliminar
  9. O tal FF tem uma espécie de avença com os jornais. Para não incomodar...

    ResponderEliminar
  10. Por acaso lembrei-me de si quando lia a notícia ( até estive para escrever um post) e depois voltei a lembrar-me quando li a crónica do FF

    ResponderEliminar