01 janeiro, 2013

Mensagem de Ano Novo... deixada pelo próprio

Imagem StreetArt Child

"Trago do Ano Velho tudo o que tenho, e é pouco, como mostro. Não me tirem mais!, eu troco..." - Disse o Ano Novo. Mas ao chegar, disse mais. Eis a mensagem:
"Troco este rádio pelos esqueletos que guardas no armário. Troco o meu brinquedo pelo teu medo, e o o meu colar pelos fantasmas que não largas. Dou-te o meu boné se me deres as teias em que te enleias. Dou-te todas as minha miseras roupas se me vestires com teu sorriso. Dispenso-te minhas pobres botas se jurares percorrer caminhos que não ousaste.  
Não trocas todas estas tralhas por tudo isso a que te agarras? Vá, pensa!, tudo o que te proponho não tem de acontecer agora. Vamos trocando pelo ano fora. Vamos trocando? Vamos? 
Ah, e esta rua é também tua. Usa-a já. Vá!"
Assim falou o Ano Novo quando chegou 

13 comentários:

  1. E falou muito bem! Com palavras e imagens lindas e poéticas!

    Vamos ver como te portas Ano Novo, se bem que as expectativas sejam pouco animadoras... A começar pelo discurso do senhor pgesidente....

    ResponderEliminar
  2. Graça, não é o miúdo que se deve portar bem ou mal. A bola está do nosso lado... deixe lá o Ano Novo, coitado...

    Ah,e nada há a esperar do Cavaco!

    ResponderEliminar
  3. Esta mensagem de Ano Novo sim:

    "Ah, e esta rua é também tua. Usa-a já. Vá!"

    Vamos lá, então, pode ser já amanhã!

    Da outra mensagem não sei nada, aderi ao apagão à televisão na hora H. não há pachorra que resista.

    Beijos
    Branca

    ResponderEliminar
  4. Um ano novo espirituoso.
    Parabéns pelo aniversário e pela escrita.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  5. ...e ao Ano Novo, assim eu lhe respondo:

    Trato feito, miúdo!
    Fazemos o acordo
    e trocamos tudo!

    Como dizes que a rua é minha
    vou usá-la já...
    eu e o Camané,
    como bom morador que é!

    "Mudou muito a minha rua
    Quando o outono chegou
    Deixou de se ver a lua

    Muitas portas estão fechadas
    Já ninguém entra por elas
    Não há roupas penduradas
    Nem há cravos nas janelas

    Não há marujos na esquina
    De manhã não há mercado
    Nunca mais vi a varina
    A namorar com o soldado

    O padeiro foi-se embora
    Foi-se embora o professor
    Na rua só passa agora
    O abade e o doutor

    O homem do realejo
    Nunca mais por lá passou
    O Tejo já não o vejo
    Um grande prédio o tapou

    O relógio da estação
    Marca as horas em atraso
    E o menino do pião
    Anda a brincar ao acaso

    A livraria fechou
    A tasca tem outro dono
    A minha rua mudou
    Quando chegou o outono

    Há quem diga "ainda bem",
    Está muito mais sossegada
    Não se vê quase ninguém
    E não se ouve quase nada

    Eu vou-lhes dando razão
    Que lhes faça bom proveito
    E só espero pelo verão
    P´ra pôr a rua a meu jeito."

    E a nosso jeito,
    vamos nós, puto
    que és novo,
    tirar o país do luto
    e elevar a moral do povo!

    Beijinhos:))

    ResponderEliminar


  6. Tudo está à mão de acontecer, se ousarmos.
    O barco onde nos embalámos durante tanto tempo, encalhou no cais. É preciso acordar deste sono e fazer alguma coisa para continuar a rasgar o mar com os arados que temos e nos esquecemos que sempre foram nossos.

    Um bom Ano para si, Rogério.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Este Ano Novo parece-me muito sábio. Vou seguir-lhe os conselhos.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Cá chego, depois de muitas quedas de ligação e um "casual" belíssimo poema que não resisti a ler...

    O garoto vem cheio de força e traz um mar de sabedoria com ele!

    Abraço grande! Eu continuo a ver-me grega com esta ligação...

    ResponderEliminar
  9. Que se ouça o que disse...

    Um abraço amigo com votos de que 0 teu 2013 seja bem mais feliz do que aquele que nos preparam!

    ResponderEliminar
  10. Troco, troco! Agora mesmo!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  11. Uma mensagem cheia de sabedoria e de poesia!

    Aceitemos estas trocas propostas pelo Ano Novo. Ficaremos a ganhar. Usemos também a rua; é cada vez mais preciso usar a rua, dando o nosso contributo para pôr certa gente no olho da... rua.

    ResponderEliminar
  12. Muito bom!
    Vamos trocando,vamos trocando...enquanto houver algo para trocar.

    Abraço

    ResponderEliminar