10 janeiro, 2013

O estudo e o Estado (tenho que voltar às homilias...)

"... uma vez que a aplicação da política económica não pode ser decidida pelos governos nacionais, então é indiferente que os governos sejam conservadores, nacionalistas, capitalistas, socialistas, social-democratas ou liberais. Apagam-se as fronteiras do que chamávamos ideologias, porque isso não tem mais importância. O mais importante – e eu diria, o mais trágico – é que se tira dos povos o direito de decidirem sobre o seu destino. Claro que nada no mundo é definitivo, e os povos sempre encontram as soluções melhores para os seus problemas..."
José Saramago in "Quem é o patrão da Europa?" (Publicado em Jornal do Brasil – 15 de Maio de 1992)
"A palavra de que eu gosto mais é não. Chega sempre um momento na nossa vida em que é necessário dizer não. O não é a única coisa efectivamente transformadora, que nega o status quo. Aquilo que é tende sempre a instalar-se, a beneficiar injustamente de um estatuto de autoridade. É o momento em que é necessário dizer não.
José Saramago, in ‘Folha de S. Paulo (1991)

8 comentários:

  1. O momento já chegou. E sim, é preciso dizer Não!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro Rogério
    Já tinha saudades das "homilias"

    Este excerto é certeiro!

    "A palavra de que eu gosto mais é não. Chega sempre um momento na nossa vida em que é necessário dizer não. O não é a única coisa efectivamente transformadora, que nega o status quo. Aquilo que é tende sempre a instalar-se, a beneficiar injustamente de um estatuto de autoridade. É o momento em que é necessário dizer não."
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  3. Ando tão stressada que muito honestamente nem sei que lhe diga, tudo o que está a acontecer era previsível há décadas e quanto a este governo que já falava em mudar a Constituição, ainda era mais previsível o que vinham fazer.
    É um texto exemplar mas... estamos na fase de certas pessoas nos seus trabalhos já terem receio de dizerem ai quanto mais não...

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. NÃO!

    Não tenciono sobreviver mansamente a um imperialismo económico e desumano!
    E também não estou totalmente de acordo com essa coisa dos governos e das orientações políticas serem praticamente indiferentes no actual contexto...


    Abraço! Venham então as homilias!

    ResponderEliminar
  5. Muito bem escolhidos estes textos!

    Há que dizer NÃO!!!

    ResponderEliminar