28 janeiro, 2013

Poemas de versos-asa que me entram em casa... e confirmam este meu ineluctável caminho

"Itinerário ineluctável" pintura de Helena Vieira da Silva, com poema de Sophia
I
De um poema de Sophia, sobre Helena
Guardo bem guardado
O significado
De um itinerário
Que redescubro nos poemas quase completos
Um, tem quase tudo
O outro, tem outro quase tudo
E, também, o quase nada que ao outro faltava 
II
 "Aqui, as aves falam de cumplicidade,
do divino e do terrestre,
da aliança entre deuses e homens
numa linguagem inteligível por reis e plebeus.
Falam dos grãos de pão meticulosamente
repartidos, do vinho e da sua alegria contagiante,
da seiva acesa que alimenta sonhos, intentos e utopias."
III
Habita-nos no entanto esta miragem
De exceder as circunstâncias
E em cada gesto pressentir o ressumar
Das colheitas no vermelho das espigas
Em maduros Maios do futuro...
... do que me deu o Herético
IV
Ando a aprender
A coleccionar irmãos
Que me armam de verdes paisagens
E me oferecem poemas 
Fazem-me sentir
Que não ando sozinho
Por este ineluctável caminho

16 comentários:

  1. ...eu, porém, sinto-me só...aqui onde me encontro....

    Bj triste...

    ResponderEliminar
  2. Excelente post, Rogério!

    Por este "ineluctável caminho", nenhum de nós vai só e até os mortos nos acompanham... invariavelmente nos têm acompanhado todos os que a ele e à resistência se atrevem.

    O meu abraço!

    ResponderEliminar
  3. Muito bonita esta postagem.
    Amanhã vai sair um desafio/partilha no (IN)Cultura, gostaria que participasse com o seu contributo.
    Boa tarde.

    ResponderEliminar
  4. Andamos todos a aprender Rogério. Aqui não estamos sós....

    Boa esta postagem.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. De cumplicidades e complementaridades, se faz o caminho caminhando.

    ResponderEliminar
  6. [...]
    «Mas um dia emergiremos e as cidades
    Da equidade mostrarão o seu branco
    Sua cal sua aurora seu prodígio.»

    Sophia

    Gota a gota... um oceano!

    Obrigada

    Lídia

    ResponderEliminar
  7. a tua Alma merece, contigo e o teu Contrário...

    um privilégio "coabitar" com a Lídia Borges

    abraço

    ResponderEliminar
  8. Belíssimo

    Uma por dia
    e terás um cancioneiro
    de vozes ao alto

    ResponderEliminar
  9. Não anda só. Eu e outros estamos consigo neste caminhar... às vezes só aparentemente parado.

    Beijinho

    Laura

    ResponderEliminar
  10. Que excelente mix! Muito bom! Muito bem selecionado!

    Beijos poéticos.

    ResponderEliminar
  11. Sabe bem sentir que temos companheiros de marcha!

    Assim, até o objetivo parece mais próximo.

    ResponderEliminar
  12. Meu querido amigo

    Não poderia estar sozinho, tem muitos que o seguem e admiram e eu sou sua admiradora.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  13. uma poética que pede meças ao que de melhor se publicou ou publica, neste País - dois poemas verdadeiramente excepcionais, que li, na íntegra, nos respectivos blogs, de dois, não menos excepcionais e enormes poetas.

    bem haja por os trazer aqui, Rogério.

    abraço fraterno
    Mel

    ResponderEliminar
  14. ...e caminhando tão bem acompanhados, nunca a marcha nos cansará!
    Caminhemos, pois!
    A meta está próxima...:)

    Beijos.

    ResponderEliminar