03 janeiro, 2013

Se eu pintasse... (2)

.
Auto Retrato - Maria João Brito de Sousa
"A gente não faz amigos, reconhece-os." disse Vinicius e é verdade. 
Aconteceu com a João. Não a conhecendo já a conhecia. Chamam-lhe química, empatia e mais não sei o quê quando nos sentimos ligados sem nunca antes termos estado... começou sem que me lembre como tenha começado. Ela leu-me. Eu li-a. Lia-a nas "pekenasutopias" depois em outros lados. Conhecemos-nos a meu convite e fomos onde ambos gostámos de ir e ouvimos falar de coisas solidárias, de vidas dedicadas, de luta, de resistência e de esperança. Hoje ofereceu-me um poema e sugeriu que eu me iniciasse em algo que um dia faço. Nem que seja um simples traço...
------INICIAÇÃO À PINTURA-----
(Em decassílabo quase heróico)

“Pinte-se o céu da cor que te aprouver,
Faça-se luz no traço em movimento,
Cozinhe-se outro mundo, a fogo lento,
E engendre, o coração, quanto puder!

Reinvente, cada homem e mulher,
A génese adequada a cada intento
Roubando a tempestade ao próprio vento
E a centelha de cor que se acender!

Depois… é uma dança, um medir forças
Dos braços que se movem como corças
Sobre a nudez da tela ou papelão…

E não se pára enquanto o fim não chega!”
Relembro enquanto a força se me nega
E a cor se me desfaz num turbilhão…

Maria João Brito de Sousa

11 comentários:

  1. Pronto... estou que nem sei o que te diga... :) Só te consigo deixar um abraço dos grandes, grandes!

    ResponderEliminar
  2. Posso agradecer aos dois pintores ao mesmo tempo esta aula de pintura?
    :)

    Obrigado e bem-hajam!

    ResponderEliminar
  3. E assim se pinta a vida e se eternizam amizades em telas e poemas.
    Beijinho a ambos

    ResponderEliminar
  4. E o blogue se fez tela e o poste pincel.

    ResponderEliminar
  5. Como é que se descrevem dois sorrisos?

    Beijos aos dois.

    ResponderEliminar
  6. Eu não sei pintar...

    Mas sei reinvintar o homem e a mulher, se bem que chegando logo ao fim....por vezes a obra fica deturpada:)

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. A pena que eu tenho de não ter o mínimo jeito para pintar...
    Sou um zero em criatividade! :-((
    Parabéns à pintora de quadros e palavras e ao possível pintor!

    Abraço

    ResponderEliminar

  8. Gostava de saber pintar assim!...

    Um beijo, aos dois.

    ResponderEliminar


  9. Gostava de saber pintar, assim e da outra maneira :-)

    Já lá fui dizer-lho, aliás... já tinha adiado em demasia a visita. É que há lugares onde as cores têm outro encanto. :-)

    Um beijinho grande para os dois!

    ResponderEliminar
  10. gostei muito do soneto.

    "amigos de nossos amigos..."

    abraço

    ResponderEliminar
  11. A sua forma de descrever o reconhecimento da amizade e os versos de Maria João, emoldurados pelo excelente auto retrato, são sublimes.
    Abraços!

    ResponderEliminar