24 janeiro, 2013

Temos algo em comum: nem Eu, Pessoa ou Jesus Cristo percebemos patavina disto....


Mercados financeiros e seus berreiros? Algazarra, algazarra só conheço a da feira da ladra. Não sei o que é ir e ter sucesso nos mercados, mas pela cara dos banqueiros, que os vejo encantados, a coisa correu bem, o que pode significar que para mim a coisa pode continuar a correr mal. Ah, e se os números que agradaram aos mercados estiverem errados? e se o Tribunal Constitucional não se sentir entalado?...
"A Standard & Poor’s manteve o rating de Portugal (...) como "lixo", citando riscos da decisão do Tribunal Constitucional para o défice público e as baixas perspectivas de crescimento da economia." ontem, no Público
Quer-se dizer, mesmo sendo ignorante, caso o deficit seja maior que o agora divulgado  e/ou o Tribunal faça o que tem a fazer, sempre quero ver o que vai acontecer... e mesmo que não aconteça nada, acho que a malta está (de qualquer forma) tramada:
"...importa também lembrar que o BCE só apoiará o regresso aos mercados mediante condições. O que isto quer dizer é que a receita da troika continuará a ser implementada em Portugal, mesmo depois de ela se ter ido embora. Olhemos para Espanha. Tem-se financiado nos mercados, não tem a troika fisicamente presente, mas está igualmente afundada numa austeridade imposta de fora. O país pode regressar aos mercados e a troika ir-se embora, mas isso não significar nada no que ao fim da austeridade e da espiral recessiva diz respeito" in Ladrões de Bicicletas

11 comentários:

  1. Se não te importas junto-me ao trio.
    Também nada sei de finanças mas desconfio que os juros que vamos pagar aos "Mercados", são mais gravosos do que os da Troika.

    ResponderEliminar
  2. Uma coisa é certa

    eles comem tudo

    até que os relâmpagos
    acordem nas ruas

    ResponderEliminar

  3. Mesmo uma pessoa como eu que gosta das palavras, tenho de reconhecer o mérito aos bons cartoonistas que com poucas palavras (e mesmo às vezes sem uma palavra sequer) dizem taaaaaanto!!!


    "Boa compra"
    (^^)

    ResponderEliminar
  4. Rogério,

    o tão mediatizado regresso aos mercados com taxas de juros aceitáveis é bom, mas significa apenas mais dívida.

    Um estado equilibrado não deveria ter necessidade de recorrer à emissão de dívida pública.

    Os bancos vão continuar a beneficiar da clausula 123 do tratado de Lisboa, isto é financiarem-se a 1% no BCE para nos venderem os seus bons préstimos a 5% ou 6%.

    Algo está mal, porque o que faz funcionar o sistema especulativo internacional é justamente a dívida e mais dívida.

    Para poder paga-la, vamos ter de baixar ainda mais o valor do trabalho, vender ao desbarato empresas públicas (que não eram viáveis mas que entretanto se tornaram apetecíveis com o dinheiro de todos nós injectado nelas: TAP, RTP, Metro, Carris, CTT,...)

    Mais do mesmo, é preciso acordar!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. O que continuamos a ver é o aumento do desemprego, da austeridade e da miséria!
    Não entendo este optimismo do "regresso aos mercados"!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Nem eu! Isto é o chamado economês e os senhores jornalistas não param de embandeirar em arco com esta falácia do regresso aos mercados e com o cumprimento do deficit que é outra mentira daquelas!

    Ai pobre Portugal...

    ResponderEliminar
  7. Junto-me ao trio dos ignorantes do mercado financeiro, e não tenho nehuma certeza se dentro deste berreiro do Vende e Compra...nós vamos vender o quê a quem? :)))
    A dívida??

    Porquê tanta alegria por entrarmos em negócios do mercado financeiro, se no final os pagantes serão sempre os mesmos? E o que é que eles vão fazer aos 2,5 mil milhões?
    Fugir para o estrangeiro, com o dinheiro?
    Tá tudo doido? Ou será que descobriram a pólvora em tempo de guerra?

    ResponderEliminar
  8. Olá.
    Adorei passar por aqui e conhecer seu cantinho.
    seu blog é muito bom, parabéns.
    Sempre que possível estarei passando pra ver as novidades.
    Até mais

    ResponderEliminar
  9. Olha, eu não sou especialista em economia (há mais e em cargos mais importanyes:) mas confesso que não percebo muito bem esta euforia por mais dívidas contraídas.....

    Se calhar o paulinho das feiras andava com saudades!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Percebendo pouco, sei uma coisa: cá no andar de baixo não se sente nada.
    Só se vê as filas para a sopa cada vez maiores, cada vez mais grossas. Não sei como se pode dormir sobre uma realidade destas e rir com a regresso aos mercados.
    É a eterna questão: bom para quem?
    Isto para não falar de números talhados a martelo e cinzel.

    Lídia

    ResponderEliminar
  11. Junto-me ao grupo dos que não (se) entendem (com) isto... mas uma coisa te garanto; Einstein estaria connosco!

    Abraço gde!

    ResponderEliminar