11 fevereiro, 2013

Oeiras, uma ilha de bem estar? - 3


Quando vim para onde estou, era mau mas melhorou, até desatar a piorar...
 
Não gosto de falar do que não sei... ah, mas vou saber. Vou saber o que está a acontecer. Contudo, confesso desde já a aprensão e o receio: até onde está a ser levada a sanha contra o SNS?
O Centro de Saúde de Oeiras já fazia parte de um agrupamento. Oeiras (e a extensão de Paço de Arcos) estava agrupado com Carnaxide. Em 2011, alterações vieram a ter impacto negativo, que foi noticiado e sentido. Agora (Dezembro de 2012) espanto-me: é dada posse ao uma directora de um novo (?) agrupamento. Diria, mais rigorosamente, um mega agrupamento...
Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Ocidental e Oeiras, compreendendo: Centro de Saúde Oeiras; Centro de Saúde Ajuda; Centro de Saúde Alcântara; Centro de Saúde Carnaxide; Centro de Saúde Santo Condestável  
Não sei o que vai acontecer, mas não estranharei que sendo Oeiras uma ilha de bem estar (para quem sabe e pode bem estar), a actividade privada vai ter procura reforçada. Gemam os que estão fora da ilha, mas habitem dentro dela...

8 comentários:

  1. Perante tanto desatino...o que diz e por onde anda o Isaltino?

    Será que este candidato terá Vistas largas para meter dentro da ilha, e melhorar a linha, todos os que gemem fora dela?

    http://www.jornalpovodeportugal.eu/notcias-magazine-22/poltica-nacional-magazine-38/442-paulo-vistas-e-o-candidato-a-camara-de-oeiras

    Ó Rogério, pensava eu que essa zona era uma ilha paradisíaca e afinal também está replecta de Agrupamentos Sanitários e Verticais...assim, é demais!

    Um beijo e diga-me lá se esse candidato é de sua confiança.
    Há que ter esperança!

    :)

    ResponderEliminar
  2. Este governo adora agrupamentos. É nas escolas, na saúde... mas precisavam era de um ajuntamento que os metesse na ordem!

    ResponderEliminar
  3. A coisa está a derramar-se pelo país

    ResponderEliminar
  4. Da próxima vez vão acrescentar-lhe Lisboa Oriental e Vila Franca de Xira.
    Vai uma apostinha?

    ResponderEliminar
  5. Não se adivinhanada de bom...parece!


    Rogério, estás zangado comigo? O teu comentário deixou-me muito apreensiva. Disse algo que não devia? Por favor, diz-me.
    BShell

    ResponderEliminar

  6. Pode ser que assim, o tempo de espera para uma consulta seja suficiente para levar os doentes a desistirem do seu direito a serem tratados.

    É lamentável!...


    Lídia

    ResponderEliminar
  7. Meu anjo, já entendi e estou bem mais descansada...desculpa...é que ultimamente parece que todos se zangam comigo....ou sou eu que ando sensível demais (coisas da menopausa, entendes?)...em vós é na andropausa...mas tendes assim também umas fases de imensa sensibilidade...que eu sei....

    BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  8. Uhm!
    Para falar de Agrupamentos de Centros de Saúde sou suspeita porque sou uma das ovelhas ranhosas do sistema.
    Sabes para que servem Rogério? Para nos tratarem como números como hoje se usa em todos os sectores. Pena que também na saúde. Se não te precavens qualquer dia és propriedade deles. Assim subtilmente como quem está muito preocupado com a tua saúde, tens que fazer todas as consultas que querem,em nome de um controle desejável, mas sempre a pensar nos números que os levarão mais longe tens que fazer uns tantos exames por ano, uns tantos domicílios e uns tantos controles disto e daquilo e depois se os gráficos não saírem com os números desejáveis para atingirem os objectivos, vamos ver onde vamos descobrir mais alguém que venha à força fazer uns papanicolaus, mesmo que os queira ir fazer a outro lado. Sim, porque agora saiu uma lei que se estiveres mais de 3 anos sem frequentar a Unidade de Saúde vais para um arquivo morto. Vamos ver o que acontece quando um dia ressuscitares e achares que deves ir ao médico de família. Embora digam coisas muito lindas, também dizem que vão existir médicos a mais e não será isso que querem? Sempre arranjavam mais uns despedimentos. Os enfermeiros já estiveram muito bem e agora é vê-los emigrar, qualquer dia a classe médica está lá.

    Não me admira nada que todos estes Agrupamentos venham a ser privatizados.

    Beijos
    Branca

    ResponderEliminar