05 março, 2013

Uma "ajudinha" para prolongar a agonia...

Sobre a "ajudinha" hoje anunciada, faço um texto longo e cheio de citações. Cito quem sabe da poda e quem dá, da história, indicações sobre caminhos, antes percorridos:
"...E a Europa recusa-se a aprender a lição. Continua a apostar em esperar por situações desesperadas para agir com medidas limitadas e fica à espera que, por milagre das forças do mercado, as coisas corram bem daqui a uns anos. Esta é uma má receita, à qual se somam os resultados comprovadamente maus da austeridade.
A reestruturação das dívidas da periferia só será eficaz se for feita a nível europeu numa perspectiva corajosa e de longo prazo, baseada no estímulo das economias e do emprego. Ficar à espera do nível seguinte do desespero para se dar mais um balão de oxigénio a economias moribundas, não é apenas ineficaz: é prolongar a crise deliberadamente." in "Ladrões de Bicicletas" 
"... Foi somente o chamado Acordo de Londres, assinado há exactos 60 anos, que fez com que o país pudesse respirar de novo, lembra a historiadora Ursula Rombeck-Jaschinski, da Universidade de Stuttgart. "Pode-se até mesmo afirmar que o milagre económico não teria sido possível sem o perdão da dívida", afirma."
Naquela época, cerca de 70 países cobravam dinheiro da Alemanha – dívidas contraídas em parte antes e em parte depois da guerra. No total, o país devia 30 biliões de marcos, e economizar e pagar aos poucos não era uma alternativa viável. Pelo contrário: a economia alemã precisava de investimentos, a fim de que a reconstrução e o crescimento pudessem ser financiados." (ler tudo, aqui)
"O acordo de pagamento visou, não o curto prazo, mas antes procurou assegurar o crescimento económico do devedor e a sua capacidade efectiva de pagamento.
O acordo adoptou três princípios fundamentais:
1. Perdão/redução substancial da dívida;
2. Reescalonamento do prazo da divida para um prazo longo;
3. Condicionamento das prestações à capacidade de pagamento do devedor.

O pagamento devido em cada ano não pode exceder a capacidade da economia. Em caso de dificuldades, foi prevista a possibilidade de suspensão e de renegociação dos pagamentos. O valor dos montantes afectos ao serviço da dívida não poderia ser superior a 5% do valor das exportações." (ler tudo, aqui)

7 comentários:

  1. Roubaram-nos no presente e roubam-nos o futuro.
    Uma agonia que fica para os nossos filhos e netos.

    Muito triste tudo isto.

    beijinho

    ResponderEliminar

  2. Os alemães têm memória curta.


    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. por isso é que os economistas não gostam de historiadores, eles fazem a interpretação do passado e estragam-lhes o cientismo do discurso...

    ResponderEliminar

  4. Destruíram a Europa, reergueram-se com a ajuda da Europa e agora...

    Para eles, a vingança serve-se fria.


    (por acaso, esta foi a conversa do nosso almoço... não nos engasgámos, porque engasgados já andamos)

    Beijinho

    Laura

    ResponderEliminar
  5. Alguma vez se pôde confiar na Alemanha?

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Já algumas vezes fiz referência a esse facto no CR, por isso assino por baixo.
    Tinha lido já o post do Ladrões de Bicicletas que considero excelente.

    ResponderEliminar
  7. Mas nós, os portugueses, sob o comando de Coelhos com passos sobre a relva, somos muito mais inteligentes.

    Está decidido.
    Temos capacidade de pagar tudo o que devemos e, mais difícil ainda, vamos crescer economicamente, não tarda nada.

    Cambada de sofistas!...

    ResponderEliminar