16 setembro, 2014

O Governo de Dilma é "Um Governo Patriótico e de Esquerda"?


Em política, se não resolve a razão, manda a intuição. Por intuição (e pelos apoios recebidos, todos por mim queridos) a resposta à questão em título já é sim.
Mas vejamos se essa intuição bate com a razão que apreendo do que vou vendo, ouvindo e lendo, não podendo, por isso, ignorar. Admito não ser fácil, numa realidade complexa com é a brasileira. Desde logo porque existem dois partidos com nomes próximos e posicionamentos muito diferentes:
E é (tem sido) o Governo de Dilma um Governo Patriótico e de Esquerda? Se não é, parece tanto, que mais vale considerar que o seja. Mas para além de parecer, basta ver como é atacado, por todo o lado. Basta ver como resiste a dar autonomia ao Banco Central do Brasil... Basta ver como não se afasta do movimento popular de massas... Basta ver como trata as pressões do FMI e fecha a porta ao Banco Mundial... Basta ver como tem desenvolvido políticas de «melhoria das condições de vida de milhões de brasileiros e na afirmação soberana do Brasil, contribuindo para a emancipação da América Latina e Caraíbas da alçada dos EUAe para a dinâmica dos BRICS»” 

E sobre a política externa e a importância de Dilma, Beth de Carvalho me acompanha, embora não refira, em detalhe, o seu apoio a Cuba e à Venezuela, de Nicalás Maduro...

Sim, a candidatura de Dilma é uma candidatura que dará continuidade a "Um Governo Patriótico e de Esquerda"! Não, não é (ainda) socialista. Disso tenho a certeza (mas não tenho pressa, como Oscar Nieyemer se estivesse entre nós não teria)


Vídeo editado posteriormente ao texto
______________________
NOTA - Este post está impregnado de links, é um abuso, mas não precisa de ler tudo. Quem precisa de ler tudo é um amigo, ao qual este texto foi prometido.

9 comentários:

  1. Todos os Partidos Igrejas Famílias
    têm os seus traidores.
    Na verdade relativa os intérpretes das melhores ideias e políticas . são pessoas.
    O Brasil é um continente inserido numa conjuntura complexa de assimetrias internas onde a Amazónia não pode confundir-se com as árvores muito menos com os seus degoladores.
    Dilma no caminho de Lula cumpre desígnios sociais irrepreensíveis também no plano da solidariedade internacional.
    Apesar das inevitáveis dificuldades Dilma deve continuar por imperativo democrático.
    A alternância seria um retrocesso. A alternativa um desastre.
    Abraço fraterno

    ResponderEliminar

  2. O Brasil...!

    Não sei o suficiente para comentar. Vou lendo, vendo, ouvindo.
    Não quero ignorar.

    Lídia

    ResponderEliminar
  3. Aonde é que o senhor Rogério, meu amigo, meteu o primeiro comentário a este post e era meu?

    Ai, ai, ai...

    Janita

    ResponderEliminar
  4. Janita,

    Acredite, se fiz tal
    não foi por mal

    Janita,
    Por favor, repita

    ResponderEliminar
  5. tenho acompanhado um pouco distante e "distraído" as eleições brasileiras.

    mas subscrevo inteiramente a conclusão do teu artigo.

    abraço, meu caro Rogério

    ResponderEliminar
  6. Com Dilma sempre "et pour cause", porque é preciso continuar a senda que começou com Lula, progressista e solidária.
    Quanto às clivagens entre os partidos comunistas brasileiros, não as consigo entender, porque não (me) é simples cindir as diferenças.

    ResponderEliminar
  7. Na altura que cometei, Rogério, ainda não tinha o vídeo, apenas a imagem da Dilma e do Chico.
    Repetir, não é possível, não com as mesmas palavras já que todos vamos escrevendo ao sabor das ideias do momento ( comigo é assim).
    Não abri nenhum dos link's e fiz referência á boa disposição de ambos e à boa camaradagem existente entre eles.
    De resto, não tenho acompanhado de perto os acontecimentos políticos no outro lado do Atlântico, mas gosto de Dilma e claro, que concordo consigo. Os link's devem ser abertos pelo amigo a quem o texto foi prometido...

    Prometo que me debruçarei sobre o que escreveu. Como poderia recusar um pedido seu?

    Abraço!

    ResponderEliminar
  8. não deixo de considerar Dilma uma certa desilusão...mas, a sociedade brasileira é tambem muito complexa.

    ResponderEliminar
  9. Rogério, linka-te à vontade: quem quiser lê, quem não quiser não lê. E eu comecei por não ler nada e fui ouvir o que se dizia no Youtube. As palmas sincronizadas disseram muito. E lembrei-me dos idos dos anos 60 no cinema S.Jorge: era o filme do ballet Giselle, do teatro Bolschoi,com Galina Ulanova. Pela primeira vez na minha vida ouvi palmas no fim de um filme. E sincronizadas.
    Tentar referir a realidade brasileira a "Um Governo Patriótico e de Esquerda" poderá ou não induzir em erro. Existem duas realidades, a brasileira e a portuguesa, e esta última enclausurada na UE nunca poderia incluir-se nos BRICs.
    Dilma,Marina,PT,PCB e PC do B movem-se num contexto em que os BRICs servirão de esteio para cada um dos países em questão. E dentro de cada país, os diversos intervenientes estão a delinear as suas estratégias de acordo com as suas referências.
    Opor o cadomblé ou qualquer outra divindade aos BRICs pode ser um erro...

    ResponderEliminar