09 outubro, 2014

Blogar ou facebookiar, é questão ou não?


Pode-se com uma pedra pregar um prego, dispensando um martelo? Poder, pode, mas não é mesma coisa... e o risco, sendo grande para qualquer inábil no uso de qualquer utilitário, ele é maior se não usar a ferramenta adequada... e se o dedo atingido for o polegar, até pode acontecer colocar um "gosto" sem poder evitar um esgar...
Mas, caso se siga este raciocínio estamos a afastar-nos da questão principal e esta é a de haver ou não antagonismo entre a blogosfera e as redes sociais. Quanto a mim não há. Percebo que um complemente o outro, e faço, eu próprio uso dessa complementaridade. Mas há vocações de origem que não devem ser esquecidas: os blogues foram ferramentas criadas para permitir a um leigo, construir um portal. O facebook, responde a outras exigências do processo de comunicação e, neste, são as potencialidades da rede no que se refere à (enorme) capacidade de poder convocar (e não estou a falar, apenas, na criação de eventos) "amigos" para a leitura de uma mensagem, ou para um destaque, qualquer que ele seja. 
Mas há entendimentos diferentes, por exemplo: um blogue (enquanto portal) é mais adequado ao desenvolvimento de uma opinião, à sua sustentação, à análise, à demonstração do que está a ser opinado e/ou divulgado. Pensar em usar o facebook para tal? Até pode ser. Não comecei eu por afirmar que até com uma pedra se prega um prego?
Não vejo que blogues/sites de referência se pudessem  transferir para as redes sociais mantendo as características que deles deram a projecção que hoje reúnem. Apenas alguns exemplos, muito distintos quanto a temáticas: 
 Dão trabalho, mais do que escrever "entre uma e outra colher de sopa", mas também não podemos prescindir de quem assim o faz (e bem) rejeitando andar pelas redes sociais, pois cada poema que escreve é uma tese...

Tudo isto é discutível. Está pois aberta a discussão!

11 comentários:

  1. Blogo e Facebooko. :)
    No blog sou muito mais "eu", apesar de ser no Facebook que dou a cara. No blog, por opção, sou anónima e não faço intervenção política. No Facebook, sou opinativa, ácida.
    Os blogs que referes não seriam a mesma coisa no Facebook, concordo. Nem o teu e, acho, o meu.

    Beijinhos Marianos, Rogério! :)

    ResponderEliminar
  2. NUNCA entrei no face-book, por isso, não posso entrar na discussão!

    ResponderEliminar
  3. Concordo.

    No meu caso, há poucos anos atrás, criei um blog como consequência de o fb não ser uma ferramenta adequada para certo tipo de textos...

    ResponderEliminar
  4. Não vejo que possa haver qualquer antagonismo entre o FB e os blogues, mas também não vejo que tenha de haver uma complementaridade.
    No entanto, não concordo com o Rogério, quando afirma que os blogues se tratam de uma ferramenta para que 'um leigo' possa criar um portal.
    Assim como não vejo exigências especiais de comunicação no FaceBook que suplantem as funções de um blogue.
    As redes sociais, nomeadamente, o FB podem facilitar o contacto, de uma forma mais directa, entre as pessoas que querem 'falar' em privado, coisa que a mim não me faz falta. Nos blogues há uma interacção mais atractiva, clara e dinâmica, no meu ponto de vista.
    Isso de colocar likes em fotos, textos ou poemas, também se pode fazer num blogue: basta comentar manifestando o seu agrado.

    Há pessoas que não dão um passo sem ir escarrapachar isso na sua página! Vi tanta cena ridícula sempre que ia ver a página principal, tanta injúria e maledicência, que resolvi fechar a minha conta e não sinto falta nenhuma daquilo. Embora, o que acabei de dizer não tivesse nada a ver directamente comigo, mas afectava-me de forma indirecta, uma vez que era tudo fogo de artifício e falsidade!
    Como em tudo, há a outra face da medalha, os caminhos bons ou maus, são sempre escolhas que ficam ao critério de quem as faz. Deve é ter-se consciência daquilo que lá se diz e responsabilizar-se por isso.

    Tenho dito e já me devo ter esticado demais, embora não esteja a falar de cor e sim com conhecimento de causa.
    Como diz o povo: Cá se fazem, cá se pagam!!

    Um abraço bloguista! :)

    ResponderEliminar
  5. Rogério temos as nossas razões e iremos continuar a defendê-las.
    Muitos felizmente pensam também assim.

    ResponderEliminar
  6. O FB para mim é muito mais directo e aí dou a cara, comento, partilho, faço crítica política,coloco fotos, estou em contacto com elementos da família espalhados pelo mundo, falo no chat, fora de horas, com amigos e familiares que também estão no estrangeiro...
    Exceptuando duas ou três pessoas que são amigas de amigos, conheço todos os que interagem comigo.
    No blog sou anónima, raramente falo de política mas comento nos outros blogues, coloco postagens com pouca frequência porque estou sempre a pensar que o que escrevo não tem interesse...:)
    Nunca tive problemas nem com o FB nem com o blog e também acho que um não exclui o outro!
    No blog a interacção é feita com desconhecidos, tirando dois ou três amigos pessoais, precisamente o contrário do FB! :)
    E já escrevi muito para o meu habitual!

    Abraço

    Rosa dos Ventos

    ResponderEliminar
  7. não tenho facebook, também não quero

    tem uma faceta voyeurista da qual não gosto, dispensa-se a voz dos amigos, chama-se amigo a toda a gente, convocam-se manifs para o bem e para o mal, deixam-se mensagens nos murais de quem já morreu

    o meu blog não caberia nesse espaço, ainda mais efémero do que a blogosfera

    mas respeito as escolhas de cada um

    ResponderEliminar

  8. Não gosto do Facebook. É tudo rápido demais!
    Mas, digamos que tem algumas vantagens, sobretudo na divulgação de eventos. Só recentemente aderi, mas não é uma adesão por inteiro.
    O blogue é o meu canto das letras. Sinto-me lá bem e consigo ter o sossego de que preciso para ousar publicar. Tenho, muitas vezes, a sensação de estar a sós comigo, "a ver-me por dentro, a ver os outros por fora e por dentro"
    Às vezes há intrusos, mas são-me completamente indiferentes. Mantenho o contacto com um núcleo restrito de pessoas em quem confio e de quem gosto.
    A blogosfera é um conceito que serve melhor o meu modo de ser.

    Lídia


    ResponderEliminar
  9. o "feisse" como alguns lhe chamam é uma treta, pelo menos para mim...embora passe por lá de vez em quando.

    ResponderEliminar
  10. Confesso que sou leiga em muitos assuntos mas tenho uma identidade única que revelo nos meus blogues.
    Resumindo, estou bem onde me sinto bem tão simples como isto :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  11. O FB é mais imediato, dá a algumas pessoas 'públicas' a sensação de estar em casa, esquecem-se de que como profissionais que têm uma profissão pública a dissociação do que é público e privado do seu FB é quase impossível... E, é vê-las, semana sim semana sim perder as estribeiras e a compostura nos seus posts e comentários. Alguns acabam por revelar as suas reais limitações cognitivas e a sua falta de educação... Para exemplificar posso deixar a sugestão de uma visita aos murais de Irene Pimentel ou Raquel Varela
    Eu continuo a ler blogs e o FB mas estou sem tempo pata participar muito deles (ambos)

    Abraço

    Teresa I Queirós

    ResponderEliminar