14 outubro, 2014

Do Nordeste Brasileiro, há várias imagens que me povoam a memória... Das últimas, "Roque Santeiro", não vou esquecer


 A novela foi, para muitos um puro divertimento, para outros a percepção de uma realidade distante

Só alguém com uma cultura e sensibilidade enormes, só alguém que fosse profundo conhecedor da realidade do Nordeste, só alguém assim poderia escrever um texto como o da novela "Roque Santeiro". Dias Gomes era seu nome. A novela culminou, diria, o meu enfeitiçado apego a uma terra que nem conheço, a não ser pelos livros. Primeiro, foi Josué de Castro ("Sete palmos de Terra e Um Caixão", a "Geografia da Fome", "O Ciclo do Caranguejo"). Depois seguiram-se outros: Graciliano Ramos (Vidas Secas, o filme e o livro); João Cabral de Mello Neto (Morte e Vida Severina) e Jorge Amado (tantos)... e ainda tenho na memória a descoberta de Portinari.

O Nordeste brasileiro, e nele, o Maranhão, não sendo o que já foi, não terá mudado muito... mas uma coisa é certa: agora vai mudar. Se a realidade é complexa? é! Se Governador eleito terá feito pacto com o diabo?, não desminto! Mas se o Nordeste mexe? mexe!, disso eu tenho a certeza...

Pintura de Candido Portinari, da net

3 comentários:

  1. Tudo mexe! Não se pode é ser "neutro", é uma cobardia política.

    ResponderEliminar
  2. O que eu gostei dessa novela!!! Agora já não fazem novelas como essas!

    ResponderEliminar
  3. O nordeste é uma parte muito bela do Brasil, inobstante os problemas que o afligem. Cada região desse imenso Brasil carrega ônus que poderiam ser reduzidos se os governantes tivessem interesse nisso. O clima que estão criando entre nordeste e sul é inaceitável. Somos todos brasileiros e construir mais preconceitos é inconcebível. Os pactos que os políticos fazem não são com o diabo. Muitos deles correspondem ao próprio. Abraço.

    ResponderEliminar