10 junho, 2015

Jorge de Sena, o 10 de Junho e a actualidade de um poema

Dia de Portugal
Esta é a ditosa pátria minha amada. Não.
Nem é ditosa, porque o não merece.
Nem minha amada, porque é só madrasta.
Nem pátria minha, porque eu não mereço
A pouca sorte de nascido nela. 
Nada me prende ou liga a uma baixeza tanta
quanto esse arroto de passadas glórias.
Amigos meus mais caros tenho nela,
saudosamente nela, mas amigos são
por serem meus amigos, e mais nada. 
Torpe dejecto de romano império;
babugem de invasões; salsugem porca
de esgoto atlântico; irrisória face
de lama, de cobiça, e de vileza,
de mesquinhez, de fatua ignorância;
(…)
ó terra de ninguém, ninguém, ninguém:
eu te pertenço.
És cabra, és badalhoca,
és mais que cachorra pelo cio,
és peste e fome e guerra e dor de coração. 
Eu te pertenço mas seres minha, não 

7 comentários:


  1. Jorge de Sena e o exílio a que o votaram, a que nos votam, mesmo quando a distância da pátria não é física.


    Bj.

    ResponderEliminar
  2. gosto de Jorge de Sena


    mas esta é a minha pátria amada


    um abraço, Rogério

    ResponderEliminar
  3. Manuela,

    era também dele e minha.

    respondo-lhe com versos dele

    "Não é futura a só miséria. A queixa
    também não é: e apenas acontece"


    Jorge de Sena, in 'Post-Scriptum'

    ResponderEliminar
  4. gosto desta escolha de Jorge de Sena.

    e apesar de tudo (tanta coisa tão triste) ainda gosto do meu País, não gosto é de certas pessoas que o governam.(ou desgovernam).

    gostei da foto, muito bem escolhida.

    beijinho amigo

    :)

    ResponderEliminar
  5. Quando a bandeira é colocada ao contrário e o povo és ostracizado,
    fica um nó na garganta.
    Como pode uma nação ter chegado a esta condição ?

    Só espero e desejo que este povo isto não esqueça e escolha um governo que nos mereça.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Viraram tudo do avesso, de pernas para o ar...
    Jorge de Sena é da minha devoção.
    Bela ideia, Rogério. Melhor do que a cortiça de Lamego, para patego ver.

    ResponderEliminar