02 março, 2017

Redacções do Rogérito (35) - "A livre circulação do dinheiro"

Tema da redacção: "A livre circulação do dinheiro"

Depois da lição de matemática podia ter vindo a lição de ciência mas a stôra quis que falássemos do dinheiro e da sua livre circulação pedindo para nós dizermos o que víamos de bom e de mau nisso dentro do nosso juízo e considerando a evolução do homem e da economia somando à nossa noção de livre circulação coisas morais de elogio ou de censura e eu por este inusitado tema suspeito que a stôra o deu porque ela própria anda baralhada com o que se anda a dizer por aí da massa que circulou para os ofechoras e de outras trapalhadas feitas pelo senhor Núncio que foi secretário e que não é o das touradas.
Indo aos primórdios da humanidade a economia primitiva funcionava à base de escambo que era a simples troca de mercadorias sendo que uma das de mais valor eram o boi o que para os dias de hoje é coisa impraticável de fazer circular pensando que numa sala de 100 metros quadrados como é a da suite 605 algures na ilha da Madeira é espaço muito limitado para por lá passar os bovinos amealhados pela Pepsi somados aos bois circulados pela Usal e pela Sonangol e por mais de de oitocentas empresas lá sediadas e foi porque a humanidade não conseguiu resolver isso que inventaram os paraísos fiscais os bancos as empresas com sede na Holanda e os secretários de estado das finanças.
Parecida com a Madeira porque funciona da mesma maneira há muitos outros locais e um deles de que gostamos mais fica num sítio chamado Panamá que eu ainda não sei onde fica pois só para a semana é que vai ser dada a lição de geografia e é para lá que vai saindo o guito sem que o Governo dê por isso pois a livre circulação tem esse requisito de os Governos não darem por isso.
O que eu gostava mesmo é que se voltasse à economia de troca pois seria impossível ao Estado ver passar uma manada de 10 mil milhões sem dar por nada.
A livre circulação do dinheiro é uma coisa muito boa eu é que não vejo um boi!

Me assino
Rogérito
(com os impostos em dia)

3 comentários:

  1. Curvo-me diante do teu irrepreensível pensamento lógico, Rogérito!

    Um grande beijinho,

    Maria João

    ResponderEliminar
  2. Palavras para quê? Este Rogerito, escreve melhor que muitos senhores doutores.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. Para um menino ainda tão inexperiente destas coisas de dinheiros nossos e de outras gentes que desde há largos anos foram saindo de mansinho deste portugal pequenino, também eu estou petrificada por nunca ninguém ter dado por nada; nada que pudesse ser provado e os dinheiros lá iam senso passados para outros lados. Vão governos e vêm governos e os desgovernados somos nós, que vamos ficando enterrados de dívidas até ao gorgomilo?
    Era bem melhor quando a troca de mercadorias se fazia com sal ou especiarias, não acha, Rogérito?

    ResponderEliminar