08 novembro, 2017

7 de Novembro, ontem, no Coliseu


Reli a intervenção de Jerónimo de Sousa, depois de a ouvir e, no seu decurso, a ir aplaudindo. Hesito entre citar uma passagem ou aquela outra. Volto a reler e opto por outra ainda, para logo de seguida desistir. É que a intervenção, toda ela, é uma unidade indissociavel. A intervenção é  documento histórico onde a memória se funde e conjuga com o presente e da fusão surge a orientação para o empenhamento futuro.

Assim mesmo o entendo: um documento histórico. Leia-o!
_____________________

Procurei na imprensa algum destaque digno de menção e já tinha desistido do intento quando um camarada me trouxe a surpresa, de onde ela menos se esperava.
 «E aos "sonhadores da morte", àqueles "profetas do declínio", o líder do PCP deixou a simples mensagem: "aqui estamos e estaremos ligados ao pulsar da vida".
Ali estava aquele Coliseu para não o deixar mentir. Mesmo com mais cabelos brancos do que uma Festa do Avante!, mostrava-se como um organismo vivo e não como uma última floresta de árvores a morrer de pé, um organismo vivo capaz de declamar em coro, acompanhando o poeta já há muito falecido, embora presente em imagens de arquivo, esse final de "A Bandeira Comunista": "Por isso quando os burgueses/ nos quiserem destruir/ encontram os portugueses/que souberam resistir. /E a cada novo assalto/ cada escalada fascista/ subirá sempre mais alto/ a bandeira comunista."»
_____________________


6 comentários:

  1. Aos sonhadores da morte, estão ligados à vida... Realmente, não se percebe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «aos "sonhadores da morte", àqueles "profetas do declínio", o líder do PCP deixou a simples mensagem»

      ...se não percebe, não serei eu que lhe recupero a literacia...

      Eliminar
    2. Quem escreveu o texto sobre o comício?

      Eliminar
  2. Se estou surpreendida? Estou, mas não com a histórica intervenção do camarada Jerónimo de Sousa.

    Partilho e deixo um abraço grande!

    Maria João

    ResponderEliminar
  3. Grande discurso e grande Camarada Jerónimo de Sousa.
    VIVA A REVOLUÇÃO DE OUTUBRO.

    ResponderEliminar